Quais são as tendências no mercado de seguros para 2022?

Desde o início da pandemia da Covid-19, os desafios das empresas de diversos segmentos foram inúmeros. Neste “novo mundo” foi preciso saber lidar com as mudanças e adaptações e trazer novas tendências.


Não foi diferente no mercado de seguros, o alto número de mortes em decorrência da Covid-19 fez com que as pessoas se preocupassem mais com o futuro. Além disso, a digitalização dos negócios no mercado de seguros foi acelerada, o que fez com que o setor tivesse de se adaptar para oferecer soluções que atendessem aos novos hábitos de consumo tornando tudo mais rápido e prático.


A Admiral resolveu dividir com vocês um pouco das principais tendências do mercado:


Seguro de Vida, Saúde e Acidentes

Com a pandemia, as pessoas se deram conta de que seguro de vida não cobre apenas morte, mas acidentes, invalidez e outras eventualidades que ocorrem ao longo da vida.E é uma tendência que seguirá forte em 2022.


Segundo dados da SUSEP, os seguros de vida registraram aumento de 14,6% no primeiro trimestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.


Open Insurance

Recentemente a primeira fase de implementação do Open Insurance entrou em operação, se estendendo até 30 de junho de 2022 e dando início ao compartilhamento de dados públicos sobre canais de atendimento e produtos de seguro, previdência complementar aberta e capitalização disponíveis para comercialização. O sistema irá garantir um acesso mais fácil para o consumidor aos produtos e serviços disponíveis no setor, criando condições mais favoráveis, por isso, continua como uma das tendências para 2022.


É uma oportunidade para conhecer melhor o consumidor e oferecer produtos customizáveis de acordo com suas necessidades.


ESG

ESG (Environmental, Social and Governance; ou Ambiental, Social e Governança, em tradução livre) é tendência no mundo todo e chegara para mostrar que as empresas devem priorizar vários fatores além do lucro, como cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança.

De acordo com um estudo realizado pelo The Boston Consulting Group (BCG), as companhias que têm boas práticas nesses campos apresentam resultados melhores ao longo do tempo, e o conceito também pode ser critério de escolha dos investidores.


Autosserviço

Para que complicar se podemos descomplicar?

O movimento de digitalização também é tendência no mercado de seguros e veio para somar, trazendo maior autonomia para os consumidores e tornando desnecessária a necessidade de intermediários em diversos processos.


As pessoas deixavam de adquirir uma apólice de seguro pelo fato de ser um processo burocrático. Hoje as seguradoras trabalham para tornar as contratações e o relacionamento com clientes totalmente online, sem deixar para trás nenhum elo do segmento. A prova viva dessa tendência foi a realização de vistorias e sinistros online, onde o próprio segurado envia a foto do imóvel ou de um acidente que ocasionou um dano ao automóvel.


Seguro viagem

Este segmento vem apresentando grande crescimento com as fronteiras cada vez mais flexíveis, e o aumento de número de pessoas se deslocando de um país para outro.


Ainda que o mundo esteja tornando digital, há os que acreditam muito no contato “olho no olho” no momento de negociação. Dentro desse cenário, ganha-se força a ideia de que ao viajar, é preciso ter algum seguro. Os viajantes de negócios estão mais alertas às coberturas a assistências que o seguro de viagem oferece e o que as apólices propõem.


Economia Gig

Depois de muitos profissionais perderem seus empregos formais em decorrência da crise econômica, multiplicou-se o número de consultores, assessores e profissionais de diversos setores que trabalham por conta própria e que precisam ou querem viajar.


Esse novo profissional, o “Gig Economy”, busca por novas fontes de renda, seja o que está contratado por uma empresa e precisa de uma verba extra como para o que abriu o seu próprio negócio ou passou a oferecer os seus serviços profissionais de forma autônoma.


Essas tendências nada mais são do que oportunidades de crescimento e melhora na operação e diversificação de negócios para o mercado de seguros.

Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e ajudar em nossos esforços de marketing.

Privacy Settings saved!
Gerenciar preferências de consentimento

Quando você visita um site, ele pode armazenar ou coletar informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou seu dispositivo e são usadas principalmente para fazer o site funcionar como você espera. As informações normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência na web mais personalizada. Como respeitamos seu direito à privacidade, você pode optar por não permitir alguns tipos de cookies. Clique nos títulos das diferentes categorias para saber mais e alterar nossas configurações padrão. No entanto, o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência no website e os serviços que podemos oferecer. Política de Cookies

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Podem configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.


Aceitar todos os cookies