Saúde e Nutrição

Manter uma dieta equilibrada ainda é o mais indicado para cultivar o funcionamento do organismo e evitar a carência ou excesso de nutrientes. Na maioria das vezes, as vitaminas encontradas nos alimentos são suficientes para suprir a necessidade diária recomendada às crianças e adultos. Veja a seguir onde encontrá-las:

Vitaminas A: importante para a visão, crescimento, pele e prevenção de infecções, também tem efeito antioxidante. Onde pode ser encontrada? Leite, iogurtes, ovos, cenoura, carne de fígado, vegetais e folhas verdes.

Vitaminas do Complexo B:  as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12 atuam no sistema neurológico, prevenção do envelhecimento celular, produção de células vermelhas, anticorpos e no metabolismo de nutrientes, auxiliando na digestão de alimentos. Onde podem ser encontradas? Leite, carnes, ovos, cereais integrais, peixes e folhas.

Vitamina C: melhora a imunidade, pele e tem forte ação antioxidante , combatendo os radicais livres. Onde pode ser encontrada? Frutas (laranja, cenoura, goiaba, kiwi, morango) e vegetais (pimentão, brócolis, couve de bruxelas).

Vitamina D: fundamental para a produção de colágeno, fortalecimento dos ossos, músculos, cartilagens e prevenção do diabetes. Onde pode ser encontrada? Luz solar, sardinha, salmão, óleos vegetais, carne bovina, ovos.

Vitamina E: possui forte ação antioxidante e combate os radicais livres. Ainda ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas. Onde pode ser encontrada? Nozes, sementes, vegetais de folhas verde-escuras, óleos vegetais.

Vitamina K: importante para a coagulação do sangue e saúde dos ossos. Onde pode ser encontrada? Vegetais verdes (couve-flor, brócolis, agrião, rúcula, nabo, alface, repolho, espinafre), óleos vegetais (azeite), abacate, ovos e fígado.

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